Entenda mais sobre Produtos Sem Glúten

Os produtos sem glúten são aptos para celíacos e pessoas com hipersensibilidade a proteína do trigo.

O que é glúten?

De uma maneira bem abreviada, o glúten é um complexo proteico formado por 2 tipos básicos de proteína, a glutenina e a gliadina, presente em alguns dos cereais mais comuns, como o trigo, a cevada e o centeio. A indústria utiliza farinhas alternativas por exemplo, farinha arroz, polvilho doce, féculas, entre outros.

O que é um produto sem glúten?

Os alimentos sem glúten são todos aqueles que são livres de trigo, cevada ou centeio. Esses ingredientes são substituídos por outros tipos de farinhas, como fécula de batata, farinha de arroz, polvilho doce, estas são as mais comuns. Os alimentos industrializados que apresentam no rótulo a designação “gluten free” ou “sem glúten”, significa que não contém glúten e que podem ser consumidos por pessoas intolerantes a essa proteína.

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca é uma doença autoimune crônica. Com predisposição genética, ela é causada por uma reação adversa ao glúten. Resumidamente, pessoas que possuem a doença celíaca não metabolizam a proteína, causando uma reação inflamatória mais severa na mucosa intestinal. Para este grupo, o tratamento é eliminar completamente o glúten da alimentação. Os sintomas são variados e podem ser dores locais a coceiras. Dor nas articulações e abdominal, problemas gástricos como, arroto, azia, diarreia, gordura nas fezes, indigestão, náusea, refluxo ácido, vômito ou flatulência. Pode ocorrer também anemia, desnutrição, fadiga, falta de ferro ou perda óssea. Além disso pode atrapalhar o desenvolvimento infantil gerando crescimento lento ou puberdade atrasada. Também é comum coceira, cólicas, intolerância à lactose, irritação na pele ou perda de peso. Mas para diagnóstico e necessário consultar um médico especialista.

O que é intolerância ao glúten?

A sensibilidade não celíaca ou intolerância ao glúten é uma dificuldade na digestão da proteína. Por tratar-se mais de um desconforto, os sintomas estão basicamente relacionados ao processo de digestão. E, apesar de apresentar características semelhantes à doença celíaca, os testes sorológicos são negativos e a biópsia intestinal é normal.

A indústria processa glúten?

Não. Salientamos que nossa empresa trabalha com produção exclusiva de produtos sem glúten. Portanto em nosso processo não há possibilidade de contaminação cruzada. Não compartilhamos utensílios e nem maquinários.