Será que eu tenho alergia ou intolerância alimentar?

Alergia Alimentar

Alergia alimentar é uma reação acentuada do sistema imunológica a um ou mais tipos de alimentos. Pode ser uma reação imediata logo após a ingestão dos alimentos ou algumas horas mais tarde. Os sintomas são alterações digestivas, inchaço visível nas pálpebras, pele e lábios, urticarias ou quando mais intensa e grave, atinge as vias respiratórias, podendo causar a morte. Nesta condição, o socorro deve ser rápido e urgente, para evitar consequências graves.

Quando se fala em alergia ou hipersensibilidade, os agentes causadores são chamados de alérgenos e os principais são de origem proteica, como glúten, leite, soja, castanhas, nozes, amendoins, ovos, peixes e crustáceos.

A intolerância alimentar se concentra em sintomas gastrointestinais como produção excessiva de gases, dores abdominais, diarreia ou constipação.

A mais comum de todas é a intolerância a Lactose, o açúcar (carboidrato) presente no leite animal. Algumas pessoas são incapazes ou param de produzir a enzima lactase em determinada fase da vida, motivo esse pelo qual muitas pessoas em fase adulta tiveram que parar o consumo de leite. Outros indivíduos já nasceram sem conseguir produzir essa enzima.

É bem provável que você tenha ou conheça alguém com restrições alimentares. Seja alergia ou intolerância, o melhor caminho é deixar de consumir determinados tipos de alimentos que não fazem bem para o organismo.

INTOLEANCIA ALIMENTAR X ALERGIA ALIMENTAR

Existe uma diferença entre intolerância e alergia alimentar e muita gente confunde os dois termos, mas cada um faz com que o corpo reaja de uma forma.

A alergia

Quando alguém disser que tem restrições alimentares, não se trata de dieta de moda, na maioria dos casos é questão de saúde. Entender sobre o assunto, pode auxiliar você a incluir pessoas que muitas vezes vivem a dura realidade da restrição a um convívio de acolhimento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. 

Nós acreditamos que restrições não podem impor limites ao sabor de suas escolhas. Não podem impor limites à vida.