Cardápio descomplicado para o Celíaco

Um trabalho que vale a pena

O que vai dar um pouquinho de trabalho é a higienização para evitar a contaminação cruzada, após isso, preparar os alimentos será super simples e você vai descobrir uma infinidade de possibilidades!

É importantíssimo ler nossas as informações sobre o glúten e contaminação cruzada publicada aqui no nosso blog, assim como, seguir o nosso passo a passo para cozinhar para um celíaco, pois nossa sugestão de cardápio é a partir de todos esses cuidados e informações.

Lembre-se, o celíaco não espera que você faça mágica e que resolva seu desejo por massas e produtos tradicionalmente com glúten, ele quer estar com você e poder se sentir seguro em compartilhar a mesa sem ter que ficar uma semana sofrendo com os sintomas da contaminação. Por isso, vamos descomplicar o cardápio!

Confira nossas Dicas

Outra dica importante é que se você é leigo no assunto, faça opção por não incluir massas em seus cardápios. Existe muitos tipos de massas sem glúten no mercado, mas se você é novo nesse universo de cozinhar sem glúten te aconselho e começar pelo simples e descomplicados, pois os pontos das massas com glúten é diferente e ainda após o esfriamento algumas delas apresentam certa rigidez que pode te deixar frustrada com seu prato.

Quando cozinhamos para um celíaco, aprendemos a utilizar temperos naturais, pois muitos dos industrializados tem glúten em sua composição. Ficamos atentos aos molhos prontos, pois muitos deles são engrossados com farinha de trigo e por isso tem glúten. Mas olha quanta coisa gostosa e simples podemos servir totalmente sem glúten!!!

Vamos começar por nosso queridinho brasileiríssimo arroz com feijão, tradicionalmente não tem glúten, então comece por ele.

Já pensou em fazer uma polenta recheada? Também não tem glúten.

E aquele escondidinho de batata ou aipim com carne? Oh delicia!

Risoto com funghi? Risoto com camarões? Risoto com defumados? Tudo delicia sem glúten!

Saladas verdes com legumes? Super saudável e não tem glúten!

Aquela moqueca caprichada, seja a capixaba ou a baiana, é delicia sem glúten!

E aquele frango assado com batatas? Tem gosto de almoço de domingo e não tem glúten!

Já pensou naquele bife acebolado com batata frita? Hummm… também é sem glúten!

E um frango grelhado com molho de mostarda e mel?  Me deixou com agua na boca!

Aquele peixe assado ou grelhado com molho de limão, ervas e alcaparras, é irresistível e não tem glúten. Ah, quer fazer um molho de maracujá? É só utilizar amido de milho para engrossar e não tem glúten!

É inverno? Faça canjiquinha com costelinha e arrase com o frio e ainda por cima sem glúten!

Sabe aquela costela bovina com aipim? É deliciosa e não tem glúten!

Churrasco com carnes variadas, é maravilhoso e ainda pode servir ao final uma banana da terra assada ou abacaxi com canela, já resolveu a sobremesa na própria churrasqueira!  Neste churrasco não terá pão de alho, mas não vai deixar ninguém com depressão por isso, né?

Está preocupada com a sobremesa?

Mousse de Frutas (maracujá, limão, manga) é uma delícia e agrada todo mundo.

Mousse de chocolate, não dá para resistir né?!

Salada de frutas é saudável e agrada todo mundo.

Brigadeiro de colher, é para comer de olhos fechados!

Quer outras opções? Temos algumas receitas publicadas e sempre que possível, vamos compartilhando algumas receitinhas nossas.

E o café da manhã ou café da tarde?

Também existe várias opções. Confesso que é a parte que torna o processo um pouquinho, mais complicadinho, já que estamos muito acostumados ao pão, mas se não quiser utilizar o pão sem glúten, podemos criar muitas outras opções deliciosas para substituir o pão!

Que tal tapioca recheada? O recheio, você pode variar de acordo com sua preferência!

E a omelete tradicional? É uma delícia e nós temos uma receitinha em nosso blog que você com certeza vai virar fã!

E aquele cuscuz com ovos mexidos? É delicioso e nutritivo!

Quer servir um delicioso bolo? Pode experimentar uma de nossas receitinhas e fazer uma infinidade de variedades de sabores com frutos secos ou frutas frescas.

E os Cookies Seu Divino? Também é uma ótima opção de acompanhamento de seu café.

Faça vitaminas de frutas e pode até acrescentar amaranto para deixa-las bem nutritivas.

Use sua criatividade e descubra novas alegrias e sabores, pois a restrições não podem impor limites ao sabor de suas escolhas!